O homem que matou um industriário com oito facadas após ele oferecer água e alimento ao seu filho — um menino de cinco anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e havia sido deixado sozinho em casa — foi preso pela Polícia Civil do Amazonas (PCAM), por meio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), nessa segunda-feira (7/7).


O suspeito foi identificado como Michel Santos da Costa, 46 anos. Ele foi autuado por homicídio qualificado por motivo fútil.
Segundo as investigações, a vítima, Fábio Souza dos Santos, 30, foi esfaqueada após oferecer água e alimento à criança, que costumava ser deixada sozinha em casa pelo próprio pai. Em seguida, houve uma discussão entre Fábio e o suspeito, que desferiu os golpes de faca.
O crime foi praticado na madrugada do dia 28 de junho deste ano, no bairro São José Operário, zona leste de Manaus (AM). Fábio chegou a ficar internado por quatro dias, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 2 de julho. Michel foi localizado e preso no bairro Cidade de Deus, zona norte da capital
Em coletiva de imprensa, o delegado Fernando Damasceno, adjunto da DEHS, informou que Fábio e o autor eram vizinhos e já vinham tendo desentendimentos anteriormente.
No dia do crime, Michel chegou em casa embriagado e iniciou uma discussão com Fábio, supostamente pelo fato de a vítima ter ajudado seu filho.
“Após o caso chegar à DEHS, colhemos todos os elementos de informação e representamos pela prisão temporária de Michel, que foi deferida pela Justiça e cumprida na segunda-feira”, explicou o delegado.
Segundo Damasceno, Michel confessou o crime, alegando legítima defesa, porém essa versão entra em conflito com os depoimentos de testemunhas, inclusive do próprio filho do autor, que presenciou o fato.
Michel já possui registros de boletins de ocorrência por agressão contra outro filho adolescente, bem como por violência doméstica contra sua ex-companheira.
A equipe policial também recebeu relatos de testemunhas que afirmaram que, com frequência, Michel saía de casa deixando a criança sozinha e sem alimentação. Inclusive, a criança já havia sido socorrida em outra ocasião.
Michel Santos da Costa responderá pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil, passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.