A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 9ª Delegacia de Polícia (Lago Norte), prendeu nesta quarta-feira (29/10) um homem de nacionalidade peruana suspeito de furtar celulares dentro de coletivos no Distrito Federal, durante a terceira fase da Operação “Los Hermanos”.
A ação faz parte de um esforço contínuo para desarticular uma associação criminosa especializada em furtos e receptação de celulares de passageiros, com foco em regiões como Lago Norte, Paranoá e Varjão.
Imagens de vídeo mostram o momento em que o suspeito, dentro de um ônibus, se aproxima de uma passageira que estava prestes a descer e subtrai algo de sua bolsa.
O delegado-adjunto da 9ª DP, Ronney Marcelo, ressaltou que esse tipo de crime não causa apenas prejuízo material às vítimas, mas também aumenta a sensação de insegurança no transporte público.
O suspeito preso responderá pelos crimes de furto qualificado e receptação. Em busca realizada em sua residência, a polícia apreendeu três celulares sem nota fiscal, sendo dois deles produtos de furto em coletivos
As investigações apontam que os criminosos costumam escolher vítimas do sexo feminino e agem em horários de maior movimentação, especialmente quando passageiros estão indo ou voltando do trabalho.
O delegado Ronney Marcelo também deu orientações para evitar furtos: “Evite exibir o celular em público, não o guarde em bolsos traseiros, mantenha-o em local menos acessível a terceiros e, se estiver em bolsas ou mochilas, coloque-o em lugares dentro do seu campo de visão”.
FONTE: METRÓPOLES





