Um jovem morador de Rio Verde (GO) saiu de casa em agosto de 2025 dizendo que ia à Rússia para lutar na guerra do país contra a Ucrânia e está há mais de um mês sem dar notícias à família.
Saída do DF
Mateus Santos (foto em destaque), 22, saiu de casa em 16 de agosto. Na ocasião, ele disse para a mãe, Sandra Maria da Silva Santos, 40, que estava vindo para o Distrito Federal visitar uma amiga. Dias depois, Mateus fez uma chamada de vídeo contando que, na verdade, estava na Rússia e que havia assinado um contrato para atuar na guerra ao lado do Exército russo.
“Ele falou para mim: ‘Mãe, eu vou falar a verdade para a senhora. Estou aqui na Rússia e assinei um contrato’”, relembra a mãe, Sandra Maria da Silva Santos, 40 anos, ao jornal O Popular, nesta segunda-feira (12/1).
De agosto até dezembro, Mateus continuava dando notícias aos parentes, enviando fotos e vídeos do dia a dia na Rússia. O último contato, porém, foi em 2 de dezembro. De lá para cá, o jovem não atende chamadas e nem responde mensagens.
“Eu ligo no telefone e mando mensagem, mas sequer mostra [a mensagem] como entregue”, comenta a mãe, desesperada. “Ele sempre falava que, se acontecesse alguma coisa, o comandante entraria em contato, mas até agora ninguém deu notícias”, diz Sandra.
Agora, a mãe de Mateus tenta contato junto à Embaixada do Brasil na Rússia.
O Metrópoles contatou o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), que não havia retornado até a última atualização desta reportagem.









