A região da Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante (DF), amanheceu movimentada nesta quarta-feira (28/1). Policiais civis da 11ª Delegacia de Polícia deflagraram a Operação Último Comando, cumprindo 18 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão domiciliar. A ação tem como objetivo o combate direto ao tráfico de drogas na região. As investigações indicam que os moradores eram coagidos para guardar drogas em suas residências.
Vídeo:
A investigação teve início em 2023 e revelou que os integrantes do grupo criminoso atuavam de forma estruturada e organizada, com divisão clara de funções. O esquema envolvia desde a aquisição e o transporte dos entorpecentes, passando pelo armazenamento em diversos imóveis, uso de armas de fogo, até a distribuição e comercialização das drogas nas ruas.
Mais destalhes:
- Na primeira fase da apuração, realizada em 2023, foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão domiciliar e 32 mandados de prisão preventiva.
- As buscas foram feitas no Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Estrutural, Cruzeiro, Guará, Taguatinga, Riacho Fundo e Valparaíso de Goiás.
- Apesar da operação anterior, parte dos criminosos continuou atuando na Vila Cauhy, demonstrando a resiliência e a capacidade de reorganização do tráfico de drogas.
Uso de casa de moradores
Diante desse cenário, uma nova investigação foi instaurada em meados de 2024. Após cerca de um ano e meio de apurações, a Polícia Civil identificou uma nova rede criminosa, formada por traficantes que passaram a ocupar o espaço deixado pelos integrantes presos em 2023, mantendo a atuação ilícita na Vila Cauhy.
Segundo as investigações, na tentativa de controlar o território e dificultar a ação policial, os novos integrantes do grupo criminoso chegaram a coagir moradores da região a armazenar drogas em suas próprias residências, estratégia utilizada para reduzir o risco de prisão dos traficantes que operavam no local.
Imagens:








