Um morador do Distrito Federal relata que vem sendo ameaçado há quase um ano por vizinhos no condomínio onde mora, na chácara 19B de Arniqueira (DF). Vídeos mostram o suspeito intimidando o homem, falando em “dar tiro” e em ir “para a guerra”.
As imagens acima foram gravadas em abril de 2025 por câmeras de segurança próximas. No primeiro trecho, o suspeito grita, em tom de ameaça: “Vamos embora para a guerra”. Depois, ele fala em “dar um tiro”.
“Eu só não te dou um tiro porque você tem um bocado de crianças para criar”, diz o suspeito. “Vamos ver se tu é homem”, complementa momentos depois.
O homem que aparece cometendo as ameaças é Zeimar Rosângelo de Freitas Ribeiro (foto em destaque). Já o vizinho dele, vítima das intimidações, é o empresário Luiz Fernando Rodrigues Ramos, 50 anos. O condomínio em questão é o Vista do Mirante, localizado no conjunto 5 da chácara 19B.
Ao Metrópoles, Luiz Fernando conta que o objetivo de Zeimar seria parcelar o terreno e construir lotes para alugar, em uma parceria delituosa com o síndico do condomínio, Oswaldo Menezes Filho.
O terreno onde Luiz Fernando mora é alvo de embate judicial entre ele e o síndico e, em 16 de dezembro de 2025, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), determinou a reintegração liminar de posse do terreno ao atual morador.
Luiz Fernando alega que ele e a esposa exercem posse legítima sobre a área desde 2010, baseada em cessão de direitos por parte de órgãos distritais e federais. A batalha judicial teria tido início em 2022, durante a pandemia de Covid-19, escalando para os episódios de ameaças a partir de abril de 2025.
O desembargador Fabrício Bezerra, relator do caso na 1ª Turma Cível do TJDFT, considerou que as provas apresentadas por Luiz Fernando são robustas. Ele destacou que a posse anterior, pertencente aos parentes da esposa dele, estava bem documentada, e que as ameaças sofridas foram comprovadas com imagens.
Relatórios e concessões
Luiz Fernando possui a seu favor reconhecimento e autorização por parte da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). O lote do morador está sobre uma nascente que surgiu em 2017, e o órgão mantém como responsável pelo ponto Fernando e a esposa.
Além disso, relatório da Secretaria DF Legal apontou desmatamento, cercamento e desvio de água da nascente, supostamente cometidos pelo síndico do condomínio e pelo suspeito que aparece em imagens ameaçando Luiz Fernando.
“Realizamos vistoria ao endereço SHA conjunto 5 chácara 19B, onde observamos o desmatamento de toda área verde contígua aos lotes para a criação de novos lotes totalmente irregulares, em área pública”, pontua a DF Legal no relatório, produzido em julho de 2025.
“Os moradores relataram que seria uma pessoa chamada Oswaldo o responsável pelo desmatamento e que ele é o atual síndico do condomínio residencial Vista do Mirante”, diz o relatório.
Agentes da DF Legal produziram imagens durante visitas, em meados de 2025:
“Quer tomar no grito”
O homem que ameaça Luiz Fernando teria invadido parte do terreno do empresário, segundo ele próprio. “Em 2022, a gente construiu a casa no meio do lote, quebrando os planos dele de tomar conta do lote”. Além da discussão registrada em vídeo, Fernando alega que, em julho passado, os suspeitos adentraram o terreno dele com máquinas retroescavadeiras e homens armados.
“Minha esposa é guardiã dessa nascente. Esse senhor [Oswaldo, o síndico] fala que essa área é dele, ele quer tomar no grito, e eles não sabem que a gente tem essa autorização [por parte da Adasa].”
Fernando conta ainda que perdeu um cão e um gato de estimação, ambos envenenados. Ele suspeita que o vizinho e o síndico tenham relação com as mortes dos bichos.
O caso é investigado pela Polícia Civil do DF (PCDF).
Outro lado
Em contato com o Metrópoles, o síndico do condomínio Vista do Mirante, Oswaldo Menezes Filho, acusa Fernando de grilagem de terras e agressão contra Zeimar, que aparece nas imagens no início da reportagem.
“Luiz Fernando é ex-presidente da Associação Residencial Vista do Mirante e foubstituído por mim após uma gestão cujas contas não foram aprovadas”, aponta. “Desde a sua saída, ele vem promovendo uma campanha de perseguição contra a atual diretoria”, prossegue.
Sobre as suspeitas de grilagem de terras, Oswaldo afirma que “não há fundamento técnico ou jurídico para a acusação”. “Na realidade, é o Sr. Luiz Fernando quem vem tentando tomar ilegalmente partes da terra, aproveitando-se da vulnerabilidade do possuidor legítimo”. Esse possuidor seria Zeimar, que aparece nas imagens discutindo com Luiz Fernando.
Oswaldo complementa dizendo que vem sendo “alvo de violência constante” por parte de Fernando. “Por diversas vezes sou ameaçado quando o encontro nas ruas do condomínio”.
“A atual gestão da Associação Vista do Mirante reafirma seu compromisso com a transparência. O Sr. Luiz Fernando está tentando utilizar este veículo de imprensa para validar uma narrativa falsa e ocultar seus próprios atos de agressão e má gestão”, encerra Oswaldo.
Zeimar não retornou à reportagem. Em caso de manifestação posterior, o texto será atualizado.











