Apesar da gravidade e das imagens impressionantes que mostram um jato da Delta Air Lines pegando fogo após capotar durante o pouso, no Canadá, todos os ocupantes do avião sobreviveram.
O acidente aconteceu na última segunda-feira (17/2) e, dos 76 passageiros a bordo, 21 sofreram ferimentos leves e apenas uma ainda estava hospitalizada na quarta-feira (19).
Veja o vídeo do acidente:
Diante de tantos desastres aéreos registrados no mundo nos últimos meses, qual a explicação para que todos os passageiros sobrevivessem?
Segundo especialistas em aviação, o caso do Canadá não foi tão surpreendente, já que os avanços no design de aeronaves, bem como a execução perfeita do plano de esvaziamento da aeronave pela tripulação, estão entre os fatores-chave que salvaram ocupantes.
O que aconteceu
- A aeronave, modelo Mitsubish CRJ-900LR, saiu de Minneapolis, nos Estados Unidos, rumo à capital canadense.
- A aeronave ficou capotada, com as rodas para cima.
- Após o pouso, o avião capotou e perdeu as asas no impacto.
Segurança aérea
De acordo com o coordenador do programa de gerenciamento de tráfego aéreo na Embry-Riddle Aeronautical University, o fato de haver apenas ferimentos leves nos passageiros mostra que o design e a engenharia das aeronaves melhoraram consideravelmente ao longo do tempo.
Ele explica que os tanques de combustível são armazenados nas asas. Por este motivo, elas são projetadas para se soltar em caso de acidente, diminuindo as chances de uma explosão grave. Além disso, a cauda de uma aeronave, conhecida como estabilizador vertical, se quebra facilmente. Isso significa que uma aeronave que virou de cabeça para baixo pode permanecer plana no chão, permitindo que os passageiros e a tripulação saiam.
“A aviação é, e continua sendo, a forma de transporte mais segura”, disse McCormick, acrescentando que não foi um acaso que 80 pessoas tenham conseguido sair do acidente em Toronto. “Isso acontece porque a segurança na aviação está constantemente melhorando.”
Especialistas também elogiaram a tripulação, que calmamente e rapidamente ajudou muitos passageiros a saírem do avião antes mesmo que as equipes de emergência chegassem ao local.
Heróis
Deborah Flint, CEO da Autoridade Aeroportuária da Grande Toronto, chamou a tripulação de voo de “heróis”. Já o CEO da Delta, Ed Bastian, elogiou a resposta da equipe como um “testemunho da segurança que está incorporada nos sistemas”.
“Viajar de avião nos Estados Unidos é a forma mais segura de transporte e viagem. Ponto. E isso ocorre porque treinamos para eventos como esse”, afirmou o executivo.