Elas tinham apenas quatro testes de gravidez e um sonho. Um grupo de amigas viralizou, recentemente, ao publicar um vídeo divertido. As mulheres filmaram as próprias reações e bombaram na web. No vídeo, as amigas mostram as quatro caixinhas de testes e demonstram ansiedade enquanto esperam três minutos para ver os resultados. Elas foram tirando um a um e, a cada positivo, uma explosão de gritos tomava conta do grupo.
Três delas já sabiam que estavam grávidas, mas não haviam tornado a notícia publica, e a quarta estava com sete dias de atraso na menstruação. Com três filhos, a amiga em questão aparece em choque com a possibilidade. “Pelo amor de Deus, sou mãe de três já”, diz Thayná Cavalcanti, de 29 ano
A empresária é mãe de Lara, de 6 anos, Gabriel, de 4, e Rafael, de apenas quatro meses e, embora fosse curtir viver o processo da gestação com as melhores amigas, sabia que o momento não era o mais propício, afinal, ainda está cuidando de um bebê pequeno e de outras duas crianças.
Ela e Ulie Trajano, 24, Laís Régis, 29 e Rute Helena Vasconcelos, 27, são amigas há cerca de 10 anos e se conheceram na igreja. “Primeiro foi a nossa fé em Cristo que nos aproximou, e depois a amizade cresceu, ainda mais por compartilharmos sonhos parecidos”, comenta Ulie. Casar e ter filhos sempre fez parte desses sonhos compartilhados, e as amigas podem dizer que conquistaram seus desejos.
Ulie é psicoterapeuta e mãe de Mariah, 2 anos, de Henrique, 1 e de Ana ou Samuel, bebê que está no forninho, com 8 semanas. A muljer ainda foi mãe de um bebê que “já está no céu”. A empresária Laís é mãe de Rute, 3, e Ricardo, 1, e está grávida de 5 semanas. Rute é gestora e está grávida de seu primeiro bebê, Lucas, que tem 15 semanas.
O que elas não esperavam é que dariam continuidade a construção de suas famílias e da realização de seus sonhos ao mesmo tempo. Ulie revela que a gestação não foi combinada. “Foi realmente um presente de Deus que aconteceu de forma natural. Os bebês têm cerca de dois meses de diferença entre eles. O da Rute veio primeiro, depois o meu e por fim da Laís, que nasce em abril”, conta.

Brincadeira inusitada — e surpreendente
A ideia do vídeo veio como uma maneira divertida de tirar a dúvida de Thayná. Laís foi a mente por trás da brincadeira. A meta era partilhar o momento especial com mais leveza. A reviravolta, que apavorou Thayná e o marido em um primeiro momento, mas rendeu abraços, comemoração e muita emoção, veio quando elas viram que os quatro testes tinham dado positivo.
Para tirar a prova, elas fizeram também testes digitais e o de Thayná deu negativo. Por fim, elas chegaram a uma conclusão que arrancou gargalhadas do grupo de amigas e dos maridos: os três positivos de tirinha contaminaram o negativo de Thayná.
No fim, tudo virou mais um momento único e especial vivido por elas. “O vídeo foi uma forma de registrar a memória e guardar para sempre a reação”.
Ulie conta que, mais que compartilhar a gestação, que permite que elas dividam os medos e as descobertas “sem precisar explicar muito, porque a outra já está vivendo a mesma fase”, elas adoram o fato de viverem juntas a maternidade como um todo. “É como caminhar de mãos dadas em uma estrada cheia de curvas e desafios e que, no entanto, é recompensadora”, afirma.
Para ela, quando a rotina, os desafios e as alegrias da maternidade podem ser vividos com amigas, é diferente e muito melhor. “Uma entende a outra na prátic. Isso traz muito apoio e deixa a caminhada mais leve”, completa.