Nas redes sociais, viralizou uma série de imagens dos estragos provocados pela chuva no Distrito Federal, nesta quinta-feira (5/2). Em São Sebastião, enxurradas provocadas pelas precipitações colocaram moradores em risco, inclusive mulheres e crianças. O Metrópoles teve acesso a vídeos, que mostram o sufocos das vítimas, que tiveram as casas invadidas pela água.
Veja:
As imagens são impressionantes. Uma enchente se alastra rapidamente pelo local e a água escorre em direção a uma casa. Um rapaz chega a comentar que pais tiraram as crianças de dentro das casas, pois era muito arriscado.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou ao Metrópoles que a capital possui pelo menos 25 áreas de risco distribuídas em todas as Regiões Administrativas (RAs).
As principais áreas de risco são locais que apresentem declive acentuado, erosões, proximidade de cursos d’água, falhas de drenagem e fragilidade estrutural das edificações. De acordo com a Secretaria, esses pontos são constantemente acompanhados por meio de vistorias técnicas e estudos geotécnicos a fim de “prevenir situações de emergência e orientar ações de mitigação pelos órgãos competentes”.
O órgão frisa que transmite alertas e orientações à população, principalmente durante o período chuvoso. As regiões que recebem prioridade são Sol Nascente, Fercal, Vicente Pires, Sobradinho II e Arniqueira, por terem características específicas de risco e grande demanda de ações de mitigação.
A Defesa Civil informa que a população pode contribuir com a prevenção de acidentes causados pelas chuvas, adotando medidas simples, como manter calhas e ralos limpos; evitar o descarte irregular de lixo; e comunicar à Defesa qualquer sinal de movimentação de solo ou risco iminente.





