

A próxima data importante para os amantes da astronomia é quinta-feira (10), às 5h12 (horário de Brasília). Haverá um eclipse, com duração de cerca de 3 minutos e 51 segundos, que formará um “anel de fogo” no céu. Demais, né?
O que se espera é que a Lua fique perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra, provocando um eclipse um pouco mais distante da órbita do planeta. Portanto, o fenômeno não cobrirá o Sol completamente e deixará alguns raios escaparem pelas bordas. Forma-se então um “anel de fogo”. – Asteroide que passará pela Terra atende requisitos para ser ‘potencialmente perigoso’ – Meteorito cai em garagem na Inglaterra e pode ajudar a explicar a origem do Sistema Solar
Infelizmente, o fenômeno não poderá ser visto em território brasileiro – apenas no céu do norte do Canadá, Rússia e Groenlândia, além de partes dos Estados Unidos, Europa e Ásia, que terão tal privilégio. Mas, sites de fanáticos por astronomia irão exibir o evento, é claro.
Não é todo dia que se presencia um eclipse solar. Estamos iniciando o segundo semestre e este ainda será o primeiro do ano e o único anular do ano. O próximo eclipse solar total acontecerá somente em 4 de dezembro. Já o próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil, apenas em 2023. Lembrando que, para aqueles que poderão assistir ao eclipse de um desses lugares, é importante usar óculos especiais para evitar danos oculares.
Fonte: Hypeness