Cada pessoa possui um tipo de corpo diferente. Além dos baixos ou altos, magros ou gordos, é possível separar as características de constituição óssea, metabolismo, massa muscular e quantidade de gordura em três biotipos, chamados de ectomorfo, endomorfo e mesomorfo.
Identificar o seu é importante: cada um deles tem necessidades diferentes, e exigem estilos variados de dieta e exercício para que o indivíduo atinja sua melhor forma e mantenha a saúde.
De maneira geral, as pessoas endomorfas são aquelas que possuem o formato de corpo mais arredondado devido ao acúmulo de gordura, as mesomorfas são as mais musculosas e as ectomorfas são as mais magras e com menor quantidade de gordura.
A atividade física e a alimentação balanceada podem modificar a aparência física, chamada de somatotipo, mas não mudam a genética, ou seja, o biotipo da pessoa. Por isso, ao parar de praticar atividades físicas e deixar de ter uma alimentação equilibrada, pode-se retornar à forma original.
Para identificar corretamente o biotipo corporal, é importante que a pessoa seja avaliada por um profissional de educação física, um nutricionista ou um nutrólogo. No diagnóstico, são alvo de análises as medidas corporais, incluindo as dobras cutâneas, as circunferências, o peso e a altura.
Principais tipos de biotipos
Ectomorfo
As pessoas com este biotipo apresentam um corpo mais magro e esguio, ombros estreitos e membros compridos. Além disso, as mulheres apresentam quadril mais estreito e seios com pouco músculo e pouca gordura.
De forma geral, estes indivíduos apresentam metabolismo mais rápido e, por isso, são capazes de perder peso mais facilmente. Em contrapartida, têm mais dificuldade para ganhar massa muscular.
Como deve ser a dieta: como possuem maior dificuldade para ganhar massa muscular, é recomendado que se aumente o consumo de proteínas no dia a dia, além de gorduras saudáveis. Carnes magras, vegetais, frutas frescas, leguminosas e cereais integrais devem estar presentes na dieta.
Como deve ser o treino: pode incluir exercícios aeróbicos, mas com moderação, devendo priorizar treinos de força pausados, como musculação e pilates.
Endomorfo
Estes indivíduos apresentam baixa estatura, corpo mais arredondado e mais largo. As mulheres com esse biotipo apresentam o corpo parecido com uma pera, com o quadril mais largo.
De forma geral, as pessoas com este biotipo apresentam metabolismo mais lento, tendem a acumular gordura e possuem mais dificuldade para perder peso, apesar de maior facilidade para ganhar massa muscular.
Como deve ser a dieta: a alimentação deve ser mais restrita para ajudar na perda de peso. A dieta low carb pode ser uma boa estratégia, pois ajuda a manter a saciedade por mais tempo e favorece a perda de peso. É importante também evitar o consumo de doces, alimentos industrializados e gordurosos.
Como deve ser o treino: é importante incluir exercícios de força para promover o ganho de massa muscular. Da mesma forma que são recomendadas atividades aeróbicas, como elíptico ou esteira, para ajudar a queimar gordura e emagrecer.
Mesomorfo
O biotipo é caracterizado pelo corpo magro e musculoso, mesmo que pessoas com este perfil não pratiquem atividades físicas com frequência. Além disso, possuem o tronco mais desenvolvido, pouca gordura abdominal, cintura mais fina e metabolismo mais rápido, além de ganhar massa muscular com facilidade.
Como deve ser a dieta: por ter maior facilidade em ganhar massa muscular, não é necessário aumentar a ingestão de proteínas na alimentação. Também não há recomendação de dietas muito restritas, mas é importante manter alimentação equilibrada em vegetais e frutas frescas, cereais integrais, proteínas magras e leguminosas.
As pessoas com características assim também podem ganhar gordura corporal. Por isso, deve-se evitar o consumo de açúcar refinado (doces, sorvetes, bolos), de alimentos industrializados (molhos prontos, fast food, macarrão instantâneo, etc.) e alimentos gordurosos, como frituras, salgadinhos ou carnes gordas.
Como deve ser o treino: devem incluir exercícios aeróbicos, como bicicleta ou corrida, intercalados com exercícios de força para ajudar a manter o percentual de gordura e de massa muscular adequados. (Com informações do portal Tua Saúde)
Fonte: Metrópoles