Para estimular a conversa e informar sobre o útero e a menstruação, a empresa sueca INTIMINA lançou o Period Crunch, um novo cereal em formato de útero – e que tinge o leite de vermelho. Com sabor de framboesa vermelha e um colorante capaz de transformar a cor do leite que acompanha o alimento, o produto foi pensado, segundo a empresa, para “incentivar as famílias a discutir a menstruação mais abertamente, mesmo na mesa do café da manhã.”O Period Crunch foi pensado a partir do alarmante resultado de uma pesquisa recente, que entrevistou 2 mil participantes e descobriu que 48% das mulheres ainda tinham vergonha de falar sobre menstruação, e que 82% das pessoas não sabem identificar ou localizar o útero. “Eu estou encantada que a INTIMINA teve coragem de desenvolver o Period Crunch para ajudar a conscientizar sobre o estigma social que ainda ronda o tema da menstruação”, afirmou a Dra. Shree Datta, ginecologista que trabalhou junto à empresa.Ainda segundo a pesquisa, 77% das mulheres jamais mencionaram a menstruação como tema de uma possível conversa dentro de casa. A INTIMINA é uma empresa especializada em produtos femininos como coletores menstruais ecológicos e aparelhos para exercícios do soalho pélvico, e o lançamento do cereal é parte de uma campanha intitulada Seen + Heard (Visto + Escutado, em tradução livre), que busca afirmar, normalizar e ampliar a visibilidade do bem-estar menstrual.“A menstruação é normal, e falar sobre ela também deveria ser. Mas por causa da crescente estigmatização ao redor do tema, as conversas sobre menstruação permanecem difíceis e constrangedoras para muita gente, mesmo com pessoas amadas”, afirmou Danela Zagar, porta-voz da empresa, lembrando que, apesar de humorado, o produto trata de um tema importante. A caixa do cereal traz um diagrama mostrando o sistema reprodutivo feminino para todos aprenderem onde fica o útero.“O ciclo menstrual é uma parte natural de quem somos, então é muito preocupante saber que tanta gente permanece desconfortável em debater algo que é parte de nossa saúde”, lembrou a Dra. Datta. “Eu não vejo a hora do Period Crunch dar início a algumas conversas difíceis, mas que derrubem barreiras na mesa do café da manhã.”Fonte: Hypeness