Correspondente-chefe de assuntos da realeza na revista Newsweek, Jack Royston concedeu entrevista ao programa The Royal Beat, da True Royalty TV, nesta sexta-feira (16/9). Durante a participação, o especialista contou como o primogênito da rainha Elizabeth II, Charles, descobriu a respeito do estado de saúde crítico da mãe antes de ela “falecer pacificamente” no último dia 8. Segundo o expert, o homem de 73 anos soube que a monarca “estava morrendo” após um “telefonema desesperadamente frenético”.
De acordo com Royston, Charles só descobriu que o estado de saúde de Elizabeth era crítico “momentos antes do mundo”. Um assessor da falecida majestade correu para um corredor a fim de fazer uma ligação ao filho mais velho da rainha, quando “tudo ficou em silêncio”. Na ocasião, o primogênito da soberana e a esposa, Camilla Parker, estavam na Dumfries House, casa de campo na cidade escocesa de Ayrshire. A distância entre a propriedade e o Castelo de Balmoral, onde a monarca morreu, é de 254 quilômetros.
“Charles e Camilla estavam na Dumfries House. Camilla estava prestes a gravar uma entrevista com Jenna Bush Hager, que disse ter ouvido passos correndo no corredor”, revelou Jack Royston. Ele continuou: “Charles recebeu uma ligação, tudo estava em silêncio e eles foram solicitados a ficar em silêncio”. Ao tomar conhecimento da situação, o então príncipe não hesitou em viajar de helicóptero até o Castelo de Balmoral. “Isso foi às 12h30, exatamente na mesmo hora que nos disseram”, destacou o expert.
“Eles não esperaram, não deram a Charles uma ou duas horas [antes de contar ao público]”, frisou Jack Royston. Esposa do atual rei, Camilla Parker iria gravar um bate-papo com Jenna Bush Hager, filha do ex-presidente dos Estados Unidos George Bush. A entrevistadora revelou o momento angustiante em que o filho de Elizabeth soube da notícia. Primeiramente, assessores reais entraram na sala, onde ocorria a filmagem, e disseram: “Você pode, por favor, ficar quieta? Há uma ligação”.
Jenna e o marido, Henry Hager, estavam hospedados na Dumfries House a convite de Charles e Camilla Parker. O casal chegou no último dia 7 à propriedade escocesa. A rainha Elizabeth morreu no dia seguinte, aos 96 anos. O funeral da soberana está previsto para esta segunda-feira (19/9). Atualmente, o caixão dela se encontra no Westminster Hall para que os súditos prestem tributos de despedida. Os admiradores da monarca formaram uma fila quilométrica, de oito quilômetros.
Rei Charles III e Camilla sentam pela primeira vez em trono
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram
Fonte: Metrópoles