O Governo do Distrito Federal (GDF) prometeu 19 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para 2021. Cinco delas já estão licitadas e com previsão de conclusão ainda no primeiro semestre. O investimento é de aproximadamente R$ 15 milhões. As unidades serão construídas em Ceilândia, Planaltina, Sobradinho 2, e Paranoá. A UBS de Samambaia já está disponível para a população.
As demais serão licitadas no segundo semestre e construídas em Brazlândia, Gama,Estrutural, Santa Maria, Recanto das Emas, e Riacho Fundo 2. Segundo a Secretaria de Saúde, há uma previsão de recursos originários de convênios para as obras. A construção ficará a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Nas UBS, a população pode fazer exames, consultas, acompanhamentos médicos, e aplicação de vacinas. Em 2020, o GDF construiu cinco unidades, localizadas em Sobradinho 2, Paranoá Parque, Ceilândia, São Sebastião, e Planaltina. Juntas, elas têm capacidade de atender a cerca de 80 mil pessoas.
Outras obras
Também para 2021, a Novacap prevê reformas no Hospital de Base, Hospital Regional de Planaltina, Hospital de Apoio do Gama, do Guará, de Brazlândia, do Paranoá, de Samabaia, Hospital São Vicente de Paula, e Hospital Materno Infantil de Brasília.
Os hospitais regionais de Ceilândia e de Brazlândia também passarão por obras, com ampliação do pronto-socorro. O Hospital Regional de Planaltina terá reformas nas áreas de radiologia, laboratórios e bloco de apoio. A unidade também vai ganhar uma área de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
*Com informações da Agência Brasília
Novos leitos
Como parte das ações de combate à segunda onda da covid-19 no Distrito Federal, a Secretaria de saúde anunciou, nesta quarta-feira (30/12), a chegada de 151 novos leitos de UTI.
Fonte: Correio Braziliense