Nos próximos dias 17 e 24 de janeiro, quase seis milhões de brasileiros vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. No entanto, 96 mil inscritos serão os primeiros a testar uma nova forma de realizar a prova e vão responder às questões de forma digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Segundo Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova, a ideia de fazer um Enem digital é antiga, mas só em 2019 tomou-se a decisão de levar o projeto adiante para a prova de 2020. “Houve, no passado, tentativas [de fazer o Enem digital], mas foram descontinuadas. A decisão de fazer o Enem digital esse ano foi tomada em 2019. Estamos conseguindo agora tirar o teste do papel, literalmente. Estamos muito animados com o Enem digital“, contou à Agência Brasil. – Idosa proibida pelo marido de estudar faz Enem pela 1ª vez e sonha em ser contadora
Apesar da pandemia e dos números cada vez mais altos de contaminação e mortes pela Covid-19, alunos de todo Brasil vão fazer a prova em locais pré-determinados pelo Inep. Mesmo aqueles que fizerem o Enem digital. De acordo com a agência de notícias, serão quatro mil laboratórios com cerca de 20 computadores cada. As máquinas estarão habilitadas apenas para mostrar as provas, sem acesso à internet ou a qualquer outro tipo de arquivo.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes.
A prova é digital, mas a redação ainda será feita da forma usual. Por conta disso, o aluno deve levar uma caneta esferográfica de tubo transparente e na cor preta, como manda o edital da prova. Também serão distribuídas aos alunos folhas para anotaram os cálculos. Caso o computador da prova dê algum problema, haverá um técnico de informática em cada sala de prova habilitado a resolver o problema. “A gente procurou, nesse momento, simular no ambiente digital o que acontece no papel. Então, o aluno vai poder, por exemplo, ir na questão mais à frente, e voltar. No final, ele vai marcar e quando der o sinal que finalizou a prova, o sistema trava o preenchimento do gabarito“, explica.
Fonte: Hypeness