O Governo do Distrito Federal (GDF) vai começar a vacinação de pessoas a partir dos 75 anos nesta quinta-feira (4/3). A expectativa da Secretaria de Saúde é que 9.364 moradores do DF com essa idade sejam contemplados nessa nova etapa de imunização.
Para receber uma dose do imunizante contra a Covid-19, o público-alvo da campanha deve estar atento ao que precisa fazer, para onde ir e como marcar hora em um dos pontos de vacinação.
Além dos idosos com mais de 75 anos, o grupo prioritário com direito a ser vacinado no DF é composto por trabalhadores da rede pública de saúde, dos hospitais privados e dos serviços de atenção pré-hospitalar; resgatistas dos bombeiros; pacientes do Núcleo de Atendimento Domiciliar (Nrad) AD2 e AD3; pessoas com deficiência institucionalizadas; pacientes acamados; idosos com mais de 60 anos que moram em instituições de acolhimento; e indígenas que moram em aldeias.
Os trabalhadores de saúde da rede pública e privada serão vacinados nos locais de trabalho e não precisam agendar a vacina. Para aplicação dos imunizantes, o DF conta com 43 pontos de vacinação – 13 deles por drive-thru.
Veja abaixo os locais de vacinação no DF:
A vacinação nos pontos drives-thru acontecerá exclusivamente por agendamento. Já nas unidades básicas de saúde (UBSs) é possível receber a vacina sem marcar hora. Apesar disso, o GDF recomenda que a população agende um horário para atendimento nas UBSs, para evitar filas e aglomerações nesses locais.
Agendamento
Para marcar o horário em que deseja receber o imunizante, a pessoa deve entrar no endereço vacina.saude.df.gov.br. É possível fazer o processo de agendamento por computador, celular ou tablet.
Confira o passo a passo:
1. Escolha o tipo de agendamento
Na primeira página, o cidadão deve informar se vai agendar a primeira ou a segunda dose da vacina, ou ainda se é um paciente acamado.
Assim que clicar, o usuário é automaticamente direcionado para a próxima página.
2. Preencha os dados de identificação
Na nova página de cadastro, o internauta verá campos para preencher nome, e-mail, nome da mãe, data de nascimento, CPF, CNS, telefone, CEP e endereço.
3. Preencha o local de agendamento
Mais abaixo na tela é possível escolher o local onde será imunizado, e a data e hora em que será aplicada a dose. Por enquanto, somente estão disponíveis horários para estas quinta e sexta-feira (5/3).
4. Imprima o comprovante de agendamento
Assim que concluir o processo, o site vai emitir um comprovante. A Secretaria de Saúde (SES) recomenda que o cidadão o imprima e leve consigo no dia marcado.
5. Verifique o agendamento na página inicial
Na mesma página inicial do site em que se marca a vacinação, existe a opção “consultar agendamento”. Para fazer a consulta basta informar o CPF.
Informe o CPF e veja os dados cadastradosPrint de tela
Ao invés de clicar em “Tipo de agendamento”, aperte em “Consultar agendamento”, seja para 1ª ou 2ª dosePrint de tela
Informe o CPF e veja os dados cadastradosPrint de tela
Ao invés de clicar em “Tipo de agendamento”, aperte em “Consultar agendamento”, seja para 1ª ou 2ª dosePrint de tela
6. Pronto!
Se chegou até aqui, você finalizou o processo de agendamento e não vai demorar até estar imunizado contra a Covid-19.
Vacina DF
A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no DF no dia 19 de janeiro. Até essa quarta-feira (3/3), a Secretaria de Saúde já tinha imunizado 144 mil pessoas do grupo prioritário com a primeira dose. Desse total, 54.145 receberam a segunda aplicação.
Foram disponibilizadas ao Distrito Federal, em cinco remessas, 199.760 doses da fórmula Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac –, e 67 mil da vacina Covishield, em dois lotes – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.
Cerca de 5% das vacinas são reservadas tecnicamente, para repor eventuais perdas. A fórmula Coronavac tem intervalo de aplicação entre as doses de 14 a 28 dias. Por isso, metade das unidades recebidas são destinadas à segunda aplicação. Já com o imunizante de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias.
Ambas as fórmulas requerem aplicação de duas doses para imunização. Neste momento, está sendo administrada a segunda dose apenas àqueles que tomaram a Coronavac. Os primeiros vacinados com a Covishield começam a receber o reforço no fim do mês de abril.
Fonte: Metrópoles