A pandemia da Covid-19 foi a justificativa apontada oficialmente pela TV Globo para cancelar os projetos previstos para a área do Humor. Com o fim do Zorra, do Fora de Hora e da Escolinha do Professor Raimundo, a emissora ficou – pela primeira vez em muitos anos – sem qualquer atrativo inédito para quem gosta de ligar a televisão e dar risada.
Parece bobagem, mas humor é coisa séria. No Brasil, clássicos como a Família Trapo, o Viva o Gordo e o Chico Anysio Show criaram tendências, revelaram e consolidaram talentos e imprimiram um jeito brasileiro de fazer comédia. Mais recentes, TV Pirata, Casseta e Planeta Urgente, Sai de Baixo e A Grande Família levaram adiante o compromisso da líder de audiência com a diversão dos telespectadores. Um compromisso que ficou de lado nesses tempos pandêmicos, quando a saída encontrada pela emissora foi recorrer a reprises para garantir algum alívio cômico ao público em meio à rotina de tantas notícias difíceis.
É fato que as condições sanitárias embolaram o meio de campo e dificultaram a produção de conteúdos, sobretudo em 2020. Mas a própria Globo mostrou que existiam alternativas para seguir apostando na comédia. Bruno Mazzeo, com o Diário de um Confinado, mostrou que dava para fazer rir com inteligência e segurança. E ainda pode levar um Emmy pra casa pelo projeto, originalmente pensado para o Globoplay.
Agora, mais uma vez vem da plataforma de streaming global a promessa de novas fontes de riso para o público. Baseada numa série de tuítes (thread) criada pelo ator Paulo Vieira, Pablo e Luisão foi confirmada pela Globo nesta terça-feira (26/10), em post feito na rede do passarinho azul. “Sejam bem-vindos, Pablo e Luisão! Queremos MUITAS histórias pra rirmos juntos”, dizia a postagem no perfil oficial do canal.A produção será realizada em parceria com o Globoplay, que também celebrou o anúncio no Twitter: “Ô Paulo Vieira, quero esses roteiros na minha mesa, hein!”, dizia a postagem da plataforma.
Pablo e Luisão nunca estiveram na TV, mas já ocuparam os Trending Topics do Twitter
A história de uma caixa d’água, que saiu rolando e amassou um carro, deu origem a um dos maiores sucessos da carreira do ator Paulo Vieira. Detalhe: o público acompanhou o desenrolar da saga no Twitter. Na narrativa, o ator contava as aventuras do pai, Luisão, e do melhor amigo, Pablo. Tudo com um texto ágil, muito divertido e cheio de reviravoltas surpreendentes. Ingredientes de qualquer grande série que se preze, não é mesmo?
Apontado como um dos maiores talentos do humor na atualidade, Paulo Vieira fez a primeira postagem das aventuras de Pablo e Luisão em 30 de agosto de 2020. Até agora, o tuíte acumula mais de 19 mil curtidas. De tão aguardadas, as postagens envolvendo a dupla de amigos já chegaram diversas vezes aos trending topics da rede social, figurando entre os assuntos mais comentados na internet. Além de Pablo e Luisão, a mãe do humorista também brilha nos posts sobre a dupla, graças à relação de amor e ódio com o melhor amigo do marido.
A nova produção reforça o empenho da Globo em aproximar o público das redes sociais da TV linear, aberta. Algo que, como já apontado pela coluna LeoDias, Luciano Huck também tem se empenhado para promover no seu Domingão. No campo da dramaturgia, no entanto, uma iniciativa semelhante não deu muito certo. Lançada em 2019, Eu, a Vó e a Boi também foi inspirada num fio publicado no Twitter. Com roteiro de Miguel Falabella e elenco encabeçado por Arlete Salles e Vera Holtz, a produção não foi bem recebida por público e crítica e parou na primeira temporada.
Será que Paulo Vieira, Pablo e Luisão vão ter destino mais feliz? A julgar pela repercussão do anúncio da série nas redes sociais, não vai faltar torcida.
Fonte: Metrópoles