A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 3ª DP (Cruzeiro), deflagrou, na manhã desta terça-feira (9/7), uma operação contra autotestes falsos de Covid-19.
Segundo apurado pela coluna, estão sendo cumpridos 32 mandados de busca e apreensão em farmácias da capital do país, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O objetivo da operação é localizar e apreender os autotestes falsificados, além de documentos e notas
fiscais relacionados ao produto. Até a manhã desta terça-feira, foram apreendidos mais de 100 testes falsos.
As investigações apontam que os testes para detecção do vírus não funcionam, e os consumidores estariam comprando testes falsos.
Orientações da PCDF
A PCDF alerta a população para a importância de adquirir medicamentos e vacinas em locais com certificação e boa reputação, dentro da legalidade, a fim de evitar riscos à saúde.
Em caso de suspeita de irregularidades na venda e distribuição de medicamentos, a orientação é comunicar imediatamente os órgãos competentes e, se necessário, registrar ocorrência policial ou fazer uma denúncia.
Para verificar se o teste é falso, os consumidores devem ficar atentos ao sinal identificador da adulteração, que é a ausência da tarja cinza metálica de segurança destinada à raspagem de tinta reativa.
Fonte: Metrópoles