O homem de 53 anos acusado de agredir a cuidadora da própria mãe, dentro do apartamento da idosa, foi identificado como Sérgio Luís dos Santos Lima (foto em destaque). A vítima, de 44 anos, registrou boletim de ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte), após ser empurrada por Sérgio. O caso é investigado como lesão corporal.
Além dessa ocorrência, registrada na terça-feira (26/8), Sérgio responde a um processo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) por tráfico de drogas e possui antecedentes criminais por ameaça e agressões. Ele também responde a um processo trabalhista.
Imagens:
Histórico de Sérgio Luís
Sérgio Luís é psicólogo e mestre em capoeira. Em seu perfil no LinkedIn, afirma ser graduado pela Universidade de Brasília (UnB), turma de 2000, com experiência em Psicanálise, Análise Corporal, Psicologia Analítica, Psicologia Cognitiva, Vegetoterapia e Psicodrama.
Declara também ter mestrado (2003) e doutorado (2009) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com foco em Ergonomia Cognitiva — área que busca otimizar o desempenho afetivo, cognitivo, físico e social dos indivíduos, promovendo o bem-estar e a saúde.
Segundo ele, seu trabalho é voltado a ajudar pessoas com Síndrome do Pânico, Transtornos Depressivos e de Ansiedade, promovendo a transformação de um estado patológico e disfuncional para a melhor versão de si mesmas.
Em agosto de 2023, o portal Metrópoles publicou uma matéria informando que Sérgio Luís foi homenageado pelo Dia do Líder Comunitário, no Senado. Ele recebeu a honraria das mãos do senador Izalci Lucas (PL-DF), que à época integrava a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro.
A reportagem também apurou que Sérgio Luís teria participado da invasão ao Congresso Nacional em 8 de janeiro. Meses depois, retornou ao local para receber a homenagem mencionada.
Agressão da cuidadora
Uma câmera de segurança no corredor do prédio onde a idosa mora registrou o momento em que a cuidadora é empurrada. Sem equilíbrio, ela cai no chão. Segundos depois, a idosa se aproxima e tenta ajudá-la.
Veja imagens:
A agressão
No momento da agressão, vizinhos acionaram a Polícia Militar do DF (PMDF) após ouvirem gritos por socorro. No local, a equipe encontrou a cuidadora no hall do prédio, sendo amparada por moradores. O filho da idosa foi preso em outra saída do edifício. Segundo a polícia, ele não resistiu à prisão.
Na delegacia, Sérgio foi ouvido e, em seguida, liberado após se comprometer a comparecer em juízo quando for intimado. Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, a cuidadora relatou que foi acusada de furtar uma xícara da cozinha e, ao tentar se defender, foi agarrada pela camisa, jogada no corredor e ofendida com palavrões.
A coluna Na Mira não conseguiu localizar defesa de Sérgio Luís dos Santos Lima. O espaço segue aberto para posicionamentos.
FONTE: METRÓPOLES