O aplicativo DF no Ponto, utilizado para acompanhar o itinerário dos ônibus, vai passar a contar com uma ferramenta de comunicação direta, focada no incentivo às denúncias de violência sexual contra mulheres que ocorram no transporte público.
Uma portaria conjunta entre as secretarias da Mulher (SMDF), de Segurança Pública (SSP-DF) e de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), publicada nesta terça-feira (3/2), instituiu um grupo de trabalho responsável pela proposição, estruturação e acompanhamento da implementação da proposta.
O grupo definirá o funcionamento da ferramenta, que pretende ampliar o acesso da população aos canais de denúncia, fortalecer ações de prevenção e criar mais um caminho seguro para pedidos de orientação e apoio às vítimas.
De acordo com a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a iniciativa busca encorajar mulheres que sofram ou presenciem situações de violência a denunciar. A gestora pontuou que a denúncia é fundamental, pois é o passo que permite às autoridades e à rede de apoio tomarem conhecimento da situação, garantindo segurança e acolhimento à vítima, além da responsabilização criminal do agressor.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, ressaltou que a integração da nova funcionalidade amplia o papel do aplicativo como canal de comunicação com a população, fazendo com que o aplicativo se torne um instrumento de combate ao crime e de apoio às mulheres.
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública, avaliou que a integração da ferramenta ao DF no Ponto amplia o acesso da população, fortalece a prevenção e cria mais um caminho seguro para pedidos de orientação e apoio.





