
Está previsto para o próximo domingo (8/2) o lançamento da missão Artemis II, que enviará astronautas à Lua após mais de 50 anos da Apollo 17.
Na última sexta-feira (30/1), a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) adiou o início da operação devido às condições climáticas na Flórida, nos Estados Unidos, local de onde partirá a missão.
A janela de lançamento se estende até abril, caso sejam necessários novos adiamentos. A medida ocorre pois parte dos Estados Unidos enfrenta um inverno rigoroso.
A missão será marcada pela primeira vez que uma mulher, Christina Koch, e um astronauta negro, Victor Glove, participam de um voo ao satélite terrestre. A operação também conta com a presença inédita de um não americano na viagem lunar — o canadense Jeremy Hansen. O astronauta americano Reid Wiseman será o comandante.
O grupo acumula 661 dias de experiência no espaço e doze caminhadas espaciais. Eles estão em quarentena desde o dia 23 de janeiro para evitar doenças que podem comprometer o andamento da operação.
A expectativa da missão é alcançar a órbita lunar, contornar o satélite e retornar à Terra em um prazo de dez dias.
O lançamento da Artemis II marcará o retorno de um voo tripulado à órbita lunar pela primeira vez desde 1972, quando a Apollo 17 viajou à superfície da Lua. Somente a Artemis 3, prevista para depois de 2027, deverá enviar astronautas à superfície lunar novamente.
Fonte: Metrópoles





